segunda-feira, 10 de junho de 2013

Planetário

Neste último domingo fomos conhecer o planetário da cidade, pois o Henrique há pouco mais de dois meses vem aumentando o interesse pela astronomia, mais especificamente pelos planetas do Sistema Solar; Isso, logicamente, nos obrigou a instalar aplicativos e a decorar o nome de planetas que nem sequer tinhamos conhecimento da sua existência.
Mas voltando ao passeio, chegamos timidamente e fomos recebidos pelo responsável pelo planetário e nos sentamos no lugar sugerido por ele. Henrique, na fase de timidez extrema, se escondeu no nosso colo e alegando medo do escuro, resistiu aos primeiros minutos da apresentação.
No momento que ele começou a ouvir a locução falando as palavras, 'universo', 'estrelas' e 'planetas', a timidez deu lugar a curiosidade e frases como "olha, o Marte", "olha, o Saturno" entre outras tantas foram o que mais ouvimos.
Ao fim da apresentação, a decepção: "Mamãe, onde está plutão?"
A princípio, tímido, Henrique não quis perguntar para o responsável, mas novamente a curiosidade foi maior e a pergunta foi feita para o senhor que prontamente disse que hoje Plutão, não era mais considerado um planeta e sim um 'planeta anão'.
Vencida a timidez, vieram outras perguntas: 'E Haumeia? E Mak Mak? E Fobos?'
Pacientemente, o responsável foi respondendo cada uma delas à sabatina do pequeno de 4 anos. Saimos de lá com certo fundinho de orgulho por ver o nosso pequeno está se transformando gradativamente num notável aos nosso olhos.
Que venham mais passeios assim! (Pelo menos o Henrique pediu para irmos mais vezes ao planetário. rs)
Planetário - por Henrique Ausgusto Cunha Bernardes